quinta-feira, 24 de junho de 2010

Acamados mais Amados




Acontecem todos os sábados as 09h00min da manhã no Centro Comunitário do Jd. Tupi a reunião do Projeto Acamados mais Amados.
O Projeto tem como objetivo, melhorar a qualidade de vida dos cuidadores e acamados que fazem parte do Projeto. Atualmente são atendidas cerca de 40 pacientes que além do atendimento aos cuidadores também distribui em torno de 1000 fraudas geriátricas por mês.
Este projeto não recebe nenhum tipo de financiamento do poder público, todo o trabalho é feito com ajuda de voluntários que colaboram com doação de fraudas ou mesmo adotando um paciente para cuidar. Quem quiser contribuir com o projeto, deve entrar em contato com a coordenação através dos telefones: 3253-0950 / 9163-6961 / 3154-1645 / 8403-6691.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Projeto busca parceiros

A Associação Cambeense de Promoção e Defesa dos Direitos à Saúde busca parceiros para o projeto "Acamados mais Amados", a coordenadora Maria Inês Belanson e o empresário Geraldo Belanson falam a TV Cabo do municipio.

http://www.youtube.com/watch?v=evilcuDjwQI

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Projeto "Acamados mais Amados"

Utilidade Pública

Deste de o dia 26 de janeiro deste ano, está protocolado no Câmara Municipal de Cambé o projeto que torna Utilidade Pública a Associação Cambeense de Promoção e Defesa dos Direitos à Saúde.
Acompanhe o andamento do projeto no siate:
http://www.cmcambe.pr.gov.br/processos-legislativos/proposicoes

Histórico da Associação de Saúde

A Associação Cambeense de Promoção e Defesa dos Direitos a Saúde, foi fundada em 16 de abril de 1998, em uma reunião no fórum municipal, na presença do Sr. Leonildo de Souza Grota, Promotor de Justiça e Defesa dos Direitos Constitucionais da Comarca de Cambé. Era um momento em que diversas pessoas denunciavam e buscavam soluções para o descaso com que era tratada a saúde pública em Cambé, embora não fosse tão diferente do restante do país. O objetivo era criar uma organização que pudesse ser a voz das pessoas mais simples que necessitam diariamente de atendimento médico, e que não possui alternativa a não ser recorrer ao sistema público de saúde.

Inicia-se uma organização que defendesse o acesso de todas as pessoas a saúde pública, gratuita e de qualidade. E para isso acontecer, foi necessário organizar a sociedade para que pudesse exigir dos poderes públicos os devidos investimentos na área da saúde e com condições de acompanhar e fiscalizar a aplicação destes recursos. Podendo assim, fiscalizar as falhas no sistema, desde desvio de dinheiro público até a falta de médicos nos postos de saúde e hospitais, a falta de remédio e exames laboratoriais gratuitos, as longas filas de espera e também falhas nos atendimentos por parte dos profissionais de saúde.

Dado o primeiro passo, um mês depois foi eleita a primeira diretoria da associação que foi presidida pela Srª. Maria Anideje de Mello (in memória). Durante os três anos que Maria Anideje presidiu a Associação, foram muitas as ações pela melhoria no sistema de saúde.

Assuntos polêmicos, como: a reabertura do Hospital Londrina; a instalação de uma UTI no município para o atendimento público e a qualidade do atendimento da rede publica municipal. Foram temas constantes nas manifestações e debates promovidos pela Associação. Também eram constantes as procuras pela associação de pessoas da cidade, para apresentar denuncias de falhas e descasos nos atendimentos a pacientes nos hospitais e postos de saúde da região. Realizou-se também até acompanhamentos de casos graves de pessoas que precisavam de atendimento especial, mas não conseguia o tratamento adequado, o que só foi possível após a intervenção da Associação.

A partir de 2001 com a morte de Maria Anideje, passou a presidir a Associação o Sr. Cecílio de Araújo Pereira que atuou como presidente até 2005. Período em que a Entidade tinha com bandeiras: a implantação do programa de internação domiciliar, a continuação da luta pela UTI e a melhoria dos postos de saúde. Por várias vezes a organização apresentou propostas para a Câmara de vereadores, fazendo uso da Tribuna e também encaminhamos denuncias ao tribunal de justiça do Paraná sobre possíveis desvios de recursos da saúde em beneficio de terceiros. Além deste trabalho reivindicatório a Associação começa a elaborar alguns projetos sociais: Projeto São Camilo, Saúde e Cidadania e Por um Meio Ambiente Saudável. Para complementar sua ação junto a comunidade procurando ajudar a resolver alguns problemas relacionados à saúde da população.


De 2005 a 2009 a Associação foi presidida pela Srª Maria Inês Madalosso Belanson, que a partir da própria experiência de cuidar do seu esposo acamado, motivou a Associação a iniciar um novo projeto tendo em vista o grande numero de pacientes acamados que vivem em situações de grandes dificuldades, como: falta de equipamentos, alimentação adequada, fraldas, medicamentos e principalmente assistência médica e apoio a seus familiares. Nasce em parceria com o Instituto Vida (Hospital São Francisco) e apoio da Cáritas, o projeto Acamados Mais Amados.

O atual presidente Edson Ferreira de Almeida destaca a importância de manter as parcerias com as associações de moradores, pastoral da saúde, Cáritas e buscar novas. Temos que lembrar que a Associação tem representantes nos conselhos municipais de saúde e ação social, procurando levar reivindicações e anseios de nossa comunidade.

Embora as grandes questões relacionadas à saúde da população ainda não tenham sido resolvidas, como por exemplo: consulta de especialidades, internação domiciliar, Hospital público. Muitas conquistas foram feitas pela Associação Cambeense de Promoção e Defesa dos Direitos a Saúde no que diz respeito à população, como: Centro de reabilitação, posto 24 horas, UTI da Santa Casa e os exames laboratoriais que antes eram feitos apenas em Londrina e hoje já são realizados em grande parte dentro do próprio município.

Missão da Associação
“Promover e atuar na prevenção e ações de saúde que visem a melhoria de
qualidade de vida das pessoas.”



Projetos da Associação Cambeense de Promoção e Defesa dos Direitos a Saúde.


“Projeto São Camilo”: projeto desenvolvido com o objetivo de conhecer e acompanhar pessoas carentes, que sofrem de algum tipo de enfermidade, através de visitas, orientações e ajuda na medida do possível em suas carências sociais, espirituais e econômicas.




“Saúde e Cidadania”
: este projeto oferta informações e esclarecimentos à população sobre leis, princípios, e diretrizes das políticas públicas da saúde e ação social. Através dele são realizadas palestras, debates, cursos de formação e outros. O mesmo permite a representação da comunidade através da participação da Associação em pré-conferências e conferências municipais, debatendo juntamente com o poder público a melhor maneira de gestão dos serviços oferecidos a população.

“Por um meio ambiente saudável”: através deste projeto, são realizados mutirões e campanhas educativas com o objetivo de conscientizar a população da importância do cuidado para com o meio ambiente. Para isto são desenvolvidas ações como: mutirão de combate ao mosquito da dengue, limpeza dos bairros, ruas, praças e terrenos baldios, assim como, cuidados com as nascentes, matas ciliares nos córregos e rios existentes no município de Cambé./Pr.


“Acamados Mais Amados”: O projeto contempla como eixo fundamental reabilitar o cuidador e o acamado por meio de capacitação aos cuidores, sendo que neste especo ele terá a possibilidade, além da formação, de ser cuidado, elevando sua auto-estima, trabalhando sua motivação e adquirindo força para as atividades com o acamado. Seu Objetivo geral é humanizar e proporcionar qualidade de vida ao acamado, cuidador e a família o mais próximo da dignidade do ser humano.